Sobre

Objetivo Geral

Reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para debater e propor ações conjuntas sobre a concepção e o desenvolvimento de ambientes, recursos e estratégias hipermidiáticas para o aperfeiçoamento e incremento dos processos de Aprendizagem.

Neste enfoque, a realização do evento em Goiânia, favorece geograficamente a participação de docentes das várias regiões do país, além do apelo ao público de universidades internacionais, possibilitando identificar pesquisadores da área, intercambiar os resultados científicos e técnicos provenientes das pesquisas desenvolvidas, discutir e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ambientes como apoio ao ensino a distância e presencial, discutir e propor ações para intensificar navegação, interação, acessibilidade, inclusão digital, metodologias e ferramentas educacionais

Principais contribuições do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação

As palestras, minicursos e mesas redondas serão compostas por pesquisadores nacionais e internacionais de alta produtividade, além de profissionais que atuam em pesquisas científicas e são especialistas em áreas como informática, tecnologias, acessibilidade, usabilidade, design,  educação a distância e da educação on-line.

Assim, o público formado por pesquisadores, profissionais, docentes e interessados nesses temas  fundamentam os processos de construção coletiva do conhecimentos, promovendo o acesso à informação, debates e  inovações em diferentes âmbitos.

Além da interação e troca de experiências entre os pesquisadores, o evento mobiliza inúmeros trabalhos de relevância científica com as sessões técnicas nas quais os pesquisadores realizam as apresentações orais dos trabalhos. O espaço com os pôsteres também mobiliza a disseminação de informações e conhecimento sobre os temas do eventos contribuindo para o conhecimento científico.

Um outro elemento importante é o seu escopo temático: ao elencar o processo de pesquisas nas áreas de tecnologia, aprendizagem e acessibilidade busca-se um debate importante na área científica: como promover a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em ambientes físicos e digitais? As construções teóricas, artigos, palestras e mesas deverão construir reflexões de como as pesquisas e projetos nas áreas de: interação Humano Computador – IHC;  hipermídia e processos de aprendizagem podem ser direcionados para contribuir com o processo de inclusão e acessibilidade.

Comissão organizadora do evento

A organização do evento foi subdividida em três comitês a saber:

  • Comitê de Organização (formado por docentes e discentes da UFG);
  • Comitê de Divulgação (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colombia);
  • Comitê Científico (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colombia).

Equipe

Além dos coordenadores do evento (Prof. Dr. Ravi Figueiredo Passos – coordenador do CINAHPA/2019 e da Profª. Vania Ribas Ulbricht – Coordenadora Nacional), o evento conta com importantes pesquisadores da área:

Pesquisadores Nacionais

  • Tarcísio Vanzin
  • Vilma Maria Villarouco Santos
  • Marilia Matos Gonçalves
  • Marta Cristina Goulart Braga
  • Mariano Castro Neto
  • Marilia Abrahão Amaral
  • Luciane Maria Fadel
  • Cleomar de Sousa Rocha
  • Cláudio Aleixo Rocha
  • Márcio Alves da Rocha
  • Wagner Bandeira da Silva
  • Rosane de Fátima Antunes Obregon
  • Berenice Santos Gonçalves.
  • Stephania Padovani
  • Silvia Quevedo
  • Gilson Braviano
  • Maria do Carmo Duarte Freitas
  • João Vianney Valle dos Santos

Pesquisadores Internacionais

  • Maria José Sousa
  • Maria Noel Miguez Passada
  • Isabel Ramos
  • Ana Carla Miguéis Amaro
  • Rui Pedro Costa Rodrigues
  • Lídia Oliveira Silva
  • José Luis Valero Sancho
  • Ana Margarida Pisco Almeida
  • Ana Luísa Rego Melro

Público-alvo e participantes do evento

Este evento tem como público alvo pesquisadores, profissionais, docentes e acadêmicos e interessados em tratar o processo de ensino-aprendizagem com as tecnologias,  resultando na inovação neste campo de conhecimento. É através do debate que poderá haver a construção coletiva do conhecimento onde todos se beneficiarão. O público alvo  será formado por: Professores, Arquitetos, Designers, Engenheiros, Informáticos, Psicólogos, Web Designers, Comunicadores Visuais e Pedagogos dentre outros.

Disponibilidade efetiva de contrapartida, de infraestrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto.

A Universidade Federal de Goiás disponibilizou a infraestrutura (salas, auditórios, equipamentos) além de apoio técnico para o pleno sucesso do evento. Destacam-se, também, os diversos Institutos e Universidades Federais que disponibilizam horas/aula de seus docentes para comporem o comitê científico, e comitê de divulgação do evento.