Sobre

Objetivo Geral

Reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para debater e propor ações conjuntas sobre a concepção e o desenvolvimento de ambientes, recursos e estratégias hipermidiáticas para o aperfeiçoamento e incremento dos processos de Aprendizagem.

Neste enfoque, a realização do evento em Florianópolis, favorece geograficamente a participação de docentes das várias regiões do país, além do apelo ao público de universidades internacionais, possibilitando identificar pesquisadores da área, intercambiar os resultados científicos e técnicos provenientes das pesquisas desenvolvidas, discutir e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ambientes como apoio ao ensino a distância e presencial, discutir e propor ações para intensificar navegação, interação, acessibilidade, inclusão digital, metodologias e ferramentas educacionais.

Objetivos específicos

  • Intercambiar os resultados científicos e técnicos provenientes de pesquisas desenvolvidas; 
  • discutir e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ambientes como apoio à aprendizagem digital e presencial; 
  • discutir e propor ações para intensificar navegação, interação, acessibilidade, inclusão digital, metodologias e ferramentas educacionais.

Principais contribuições do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação

As palestras, minicursos e mesas redondas serão compostas por pesquisadores nacionais e internacionais de alta produtividade, além de profissionais que atuam em pesquisas científicas e são especialistas em áreas como informática, tecnologias, acessibilidade, usabilidade, design, educação a distância e da educação on-line.

Assim, o público formado por pesquisadores, profissionais, docentes e interessados nesses temas  fundamentam os processos de construção coletiva do conhecimento, promovendo o acesso à informação, debates e  inovações em diferentes âmbitos.

Além da interação e troca de experiências entre os pesquisadores, o evento mobiliza inúmeros trabalhos de relevância científica com as sessões técnicas nas quais os pesquisadores realizam as apresentações orais dos trabalhos. O espaço com os pôsteres também mobiliza a disseminação de informações e conhecimento sobre os temas do evento contribuindo para o conhecimento científico.

Outro elemento importante é o seu escopo temático: ao elencar o processo de pesquisas nas áreas de tecnologia, aprendizagem e acessibilidade busca-se um debate importante na área científica: como promover a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em ambientes físicos e digitais? As construções teóricas, artigos, palestras e mesas deverão construir reflexões de como as pesquisas e projetos nas áreas de: interação Humano Computador – IHC;  hipermídia e processos de aprendizagem podem ser direcionados para contribuir com o processo de inclusão e acessibilidade.

Comissão organizadora do evento

A organização do evento foi subdividida em três comitês a saber:

  • Comitê de Organização (formado por docentes e discentes da UFSC);
  • Comitê de Divulgação (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colômbia);
  • Comitê Científico (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colômbia).

Equipe

Além dos coordenadores, o evento conta com importantes pesquisadores da área:

Pesquisadores Nacionais

  • Romero Tori, USP
  • Wagner Bandeira, UFG
  • Andrea Miranda, UFRA
  • Lorena Moreira, UFBa
  • Dr. Neri dos Santos, UFSC/EGC
  • Dr Francisco A. P. Fialho, UFSC/EGC
  • Dr. Tarcísio Vanzin, UFSC/EGC
  • Dra Vilma Villarouco dos Santos, UFPe
  • Dra Maria do Carmo Duarte Freitas, UFP
  • Dr. João Vianney Valle dos Santos, Hoper Educação; 
  • Dra. Martha Kaschny Borges, UDESC
  • Dr. Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC/EGC

Pesquisadores Internacionais

  • Lucila Perez, Univ. Casa Grande (Equador)
  • Dr. Daniel Cebrian Robles, Univ. de Málaga (Espanha)
  • Dra. Ana Margarida Pisco Almeida, Univ. Aveiro (Portugal)
  • Dra. Carla Flor, Pearson ERPI (Canadá)

Público-alvo e participantes do evento

Este evento tem como público alvo pesquisadores, profissionais, docentes e acadêmicos e interessados em tratar o processo de ensino-aprendizagem mediados pelas tecnologias, resultando na inovação neste campo de conhecimento. É através do debate que poderá haver a construção coletiva do conhecimento onde todos se beneficiaram. 

O público alvo será formado por: Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que se interessam pelo tema, como:  engenheiros, arquitetos, professores, designers, informatas, professores (do ensino fundamental, secundário, superior e pós graduação), estudantes de graduação, especialização, pós graduação, Pessoas com deficiência visual, auditiva, terceira idade, cegos e surdos, Empreendedores que se interessam por tecnologia educacional e tecnologia assistivas.

Disponibilidade efetiva de contrapartida, de infraestrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto.

A UFSC disponibilizará a infraestrutura física (salas, auditórios) e equipamentos (recursos audiovisuais e outros) além de apoio técnico para o pleno sucesso do evento. Destacam-se, também, os diversos Institutos e Universidades Federais que disponibilizam horas/aula de seus docentes para comporem o comitê científico, e comitê de divulgação do evento, além de suas participações no evento. 


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support