Objetivo Geral
Reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para debater e propor ações conjuntas sobre a concepção e o desenvolvimento de ambientes, recursos e estratégias hipermidiáticas para o aperfeiçoamento e incremento dos processos de Aprendizagem.
Neste enfoque, a realização do evento em Florianópolis, favorece geograficamente a participação de docentes das várias regiões do país, além do apelo ao público de universidades internacionais, possibilitando identificar pesquisadores da área, intercambiar os resultados científicos e técnicos provenientes das pesquisas desenvolvidas, discutir e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ambientes como apoio ao ensino a distância e presencial, discutir e propor ações para intensificar navegação, interação, acessibilidade, inclusão digital, metodologias e ferramentas educacionais.
Objetivos específicos
- Intercambiar os resultados científicos e técnicos provenientes de pesquisas desenvolvidas;
- discutir e estabelecer parcerias para o desenvolvimento de ambientes como apoio à aprendizagem digital e presencial;
- discutir e propor ações para intensificar navegação, interação, acessibilidade, inclusão digital, metodologias e ferramentas educacionais.
Principais contribuições do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação
As palestras, minicursos e mesas redondas serão compostas por pesquisadores nacionais e internacionais de alta produtividade, além de profissionais que atuam em pesquisas científicas e são especialistas em áreas como informática, tecnologias, acessibilidade, usabilidade, design, educação a distância e da educação on-line.
Assim, o público formado por pesquisadores, profissionais, docentes e interessados nesses temas fundamentam os processos de construção coletiva do conhecimento, promovendo o acesso à informação, debates e inovações em diferentes âmbitos.
Além da interação e troca de experiências entre os pesquisadores, o evento mobiliza inúmeros trabalhos de relevância científica com as sessões técnicas nas quais os pesquisadores realizam as apresentações orais dos trabalhos. O espaço com os pôsteres também mobiliza a disseminação de informações e conhecimento sobre os temas do evento contribuindo para o conhecimento científico.
Outro elemento importante é o seu escopo temático: ao elencar o processo de pesquisas nas áreas de tecnologia, aprendizagem e acessibilidade busca-se um debate importante na área científica: como promover a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em ambientes físicos e digitais? As construções teóricas, artigos, palestras e mesas deverão construir reflexões de como as pesquisas e projetos nas áreas de: interação Humano Computador – IHC; hipermídia e processos de aprendizagem podem ser direcionados para contribuir com o processo de inclusão e acessibilidade.
Comissão organizadora do evento
A organização do evento foi subdividida em três comitês a saber:
- Comitê de Organização (formado por docentes e discentes da UFSC);
- Comitê de Divulgação (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colômbia);
- Comitê Científico (formado por Docentes Doutores das diferentes Universidades Federais do Brasil e de Universidades da Espanha, Portugal, Uruguai e Colômbia).
Equipe
Além dos coordenadores, o evento conta com importantes pesquisadores da área:
Pesquisadores Nacionais
- Romero Tori, USP
- Wagner Bandeira, UFG
- Andrea Miranda, UFRA
- Lorena Moreira, UFBa
- Dr. Neri dos Santos, UFSC/EGC
- Dr Francisco A. P. Fialho, UFSC/EGC
- Dr. Tarcísio Vanzin, UFSC/EGC
- Dra Vilma Villarouco dos Santos, UFPe
- Dra Maria do Carmo Duarte Freitas, UFP
- Dr. João Vianney Valle dos Santos, Hoper Educação;
- Dra. Martha Kaschny Borges, UDESC
- Dr. Roberto Carlos dos Santos Pacheco, UFSC/EGC
Pesquisadores Internacionais
- Lucila Perez, Univ. Casa Grande (Equador)
- Dr. Daniel Cebrian Robles, Univ. de Málaga (Espanha)
- Dra. Ana Margarida Pisco Almeida, Univ. Aveiro (Portugal)
- Dra. Carla Flor, Pearson ERPI (Canadá)
Público-alvo e participantes do evento
Este evento tem como público alvo pesquisadores, profissionais, docentes e acadêmicos e interessados em tratar o processo de ensino-aprendizagem mediados pelas tecnologias, resultando na inovação neste campo de conhecimento. É através do debate que poderá haver a construção coletiva do conhecimento onde todos se beneficiaram.
O público alvo será formado por: Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que se interessam pelo tema, como: engenheiros, arquitetos, professores, designers, informatas, professores (do ensino fundamental, secundário, superior e pós graduação), estudantes de graduação, especialização, pós graduação, Pessoas com deficiência visual, auditiva, terceira idade, cegos e surdos, Empreendedores que se interessam por tecnologia educacional e tecnologia assistivas.
Disponibilidade efetiva de contrapartida, de infraestrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto.
A UFSC disponibilizará a infraestrutura física (salas, auditórios) e equipamentos (recursos audiovisuais e outros) além de apoio técnico para o pleno sucesso do evento. Destacam-se, também, os diversos Institutos e Universidades Federais que disponibilizam horas/aula de seus docentes para comporem o comitê científico, e comitê de divulgação do evento, além de suas participações no evento.