Histórico do Evento

O 1º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (1º CONAHPA) foi realizado em junho de 2004 em Florianópolis. Foi promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) e Arquitetura e Urbanismo (PósArq), da Universidade Federal de Santa Catarina, além do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC. Aprovou e publicou 36 artigos científicos e contou com aproximadamente 70 participantes. Foi coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht.

Em sua segunda edição, o CONAHPA foi realizado em abril de 2006, também em Florianópolis e coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht. Foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) / UFSC e contou com o patrocínio da CAPES, FAPESC, CESUSC, do SENAI/Florianópolis através do Centro de Tecnologia em Automação e Informática – SENAI/CTAI. Aprovou e publicou 53 artigos científicos e teve, aproximadamente, 99 participantes.

O 3º CONAHPA realizou-se em maio de 2008 em São Paulo. Foi promovido pelo Programa de Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi e apoiado pela CAPES, FAPESP e CESUSC. Aprovou e publicou 51 artigos científicos. Contou com aproximadamente, 80 participantes e foi coordenado pela Profa. Dra. Vania Ribas Ulbricht.

Em 2009, o 4º CONAHPA foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Foi promovido pelos seguintes Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina: Design e Expressão Gráfica – PósDesign; Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC; Arquitetura e Urbanismo – PósArq. Promovido também pelo Grupo de Estudos em Ambientes Hipermídia voltados ao Processo Ensino e Aprendizagem /CNPq. Este evento teve apoio da CAPES e FAPESC. Aprovou e publicou 77 artigos científicos, contando com aproximadamente 150 participantes. Foi coordenado pelas professoras PhD. Alice Terezinha Cybis Perteira e Dra. Vania Ribas Ulbricht.

O 5º CONAHPA foi realizado em Pelotas/RS e abrangeu tanto um público regional (das cidades próximas a Pelotas) quanto um público vindo dos diversos estados brasileiros, sendo que o mais longe veio da Bahia. Houve também participação de pesquisadores vindos dos Países vizinhos, como a Argentina, Uruguai e Chile. O evento de 2011 reuniu 131 pessoas entre autores de artigos e participantes. A organização do evento foi feita pela sinergia de três Universidades: Católica de Pelotas, Federal de Pelotas e Federal de Santa Catarina. Este evento teve apoio da CAPES e das Universidades envolvidas. Aprovou e publicou 45 artigos científicos.

O 6° CONAHPA foi realizado em setembro de 2013 na cidade João Pessoa / PB, no período de 04 a 06 de setembro de 2013 e foi promovido pela Universidade Federal da Paraíba – (UFPB) – Campus IV – Litoral Norte – Rio Tinto/Mamanguape / PB – Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE e Departamento de Ciências Exatas – DCE, com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), CAPES e FAPESC. Aprovou e publicou 64 artigos científicos. Foi coordenado pelo Prof. Dr. Mariano Castro Neto.

O 7º CONAHPA, em 2015, foi sediado pela Universidade Federal do Maranhão –UFMA, sob a organização do Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI e Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias para a Educação – LITE. Foi coordenado Pela Profa. Dra. Rosane Antunes Obregon e contou com o patrocínio da CAPES e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA). A partir dessa data, ficou estabelecido que os próximos eventos teriam cunho internacional. Sendo assim, o evento de 2017 receberia o nome de CINAHPA – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem.

Em 2017, os congressos 16º ERGODESIGN & USIHC E CINAHPA-2017 (em sua 8º edição), foram realizados conjuntamente, na cidade de Florianópolis, a partir de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com esta articulação, buscou-se discutir e fomentar projetos desenvolvidos em universidades nas áreas de ergonomia, usabilidade, IHC, hipermídia, tecnologias na educação e acessibilidade em ambientes digitais. Estes Eventos foram promovidos pelos Programas de Pós-graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) e Arquitetura e Urbanismo (PósArq), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio do LEUI/PUCRio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Palhoça Bilíngue, do Media Lab, da Universidade Federal de Goiás (UFG),  da IBM. Contou-se também com o apoio da CAPES e do CNPq.

Em 2019 o CINAHPA acontecerá na cidade de Goiânia, e busca que palestras, minicursos e mesas redondas compostas por pesquisadores nacionais e internacionais de alta produtividade mobilizem discussões importantes em macroáreas abordadas no congresso como Acessibilidade, HCI, TICs e, além de promover a difusão de conceitos já consolidados, como também para novas abordagens para modificar o estado da arte de algumas em temas como: gamificação na educação de pessoas com deficiência; organização curricular de cursos de graduação com acessibilidade; Novas abordagens de design de interface, narrativas transmídia, infografismos e design da informação, dentre outras. Além dos pesquisadores de diferentes áreas, o público também contará com apresentações e debates ministrados por profissionais que atuam em pesquisas científicas e especialistas em áreas como informática, tecnologias, acessibilidade, usabilidade, ergonomia, design,  educação a distância e da educação on-line. Assim, o público formado por pesquisadores, profissionais, docentes e interessados nesses temas poderão aproveitar-se dos processos de construção coletiva do conhecimentos, promovendo o acesso à informação, debates e  inovações em diferentes âmbitos e elevando novas abordagens para o estado da arte de diferentes áreas.