Convidados

Dr. Romero Tori

Romero Tori

Professor Associado 3 da Escola Politécnica da USP, onde coordena o Interlab (Lab. de Tecnologias Interativas). Engenheiro, Doutor em Engenharia Elétrica e Livre-docente pela USP na área de computação e tecnologias interativas.  Nessa mesma instituição é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Eng. Elétrica, área de computação. É também docente do Curso a Distância de Especialização em Computação Aplicada à Educação, pela USP, campus de São Carlos. É bolsista de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas sobre o uso de tecnologias na educação, com ênfase em “educação imersiva”, que envolve o uso de realidade virtual e aumentada. Autor do livro “Educação sem Distância”. Em seu blog publica matérias relacionadas à tecnologia na educação: http://romerotori.org.

Dr. Wagner Bandeira

Wagner Bandeira

Nascido em Teresópolis – RJ, possui graduação em Desenho Industrial pela Esdi-UERJ (2000), mestrado em Design pela PUC.RJ (2006) e doutorado em Arte e Cultura Visual pela UFG (2017). Atualmente é professor adjunto no Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás. Coordena a equipe de inovação no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG), integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) onde coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas (InMídias). Pesquisa e atua na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, se destacando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

Dra. Andrea Miranda

Andrea Miranda

Doutora em Engenharia de Sistemas, mestre em Ciência da Computação e professora associada da Universidade Federal Rural da Amazônia /UFRA.  Coordenadora do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de acessibilidade digital, tecnologia assistiva, IHC e educação inclusiva. Faz parte da equipe de desenvolvimento do OBIA – Observatório de Inclusão e Acessibilidade, além de ser membro fundadora da RIA – Rede de Inclusão e Acessibilidade.

Dra. Lorena Moreira

Lorena Moreira

Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em cotutela com a Missouri State University – MSU. Possui mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em Projeto Auxiliado por Computador e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Professora das disciplinas de Expressão gráfica, projeto e simulação e coordenadora acadêmica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Tecnologias Digitais, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Realidades Mistas (Realidade Virtual e Aumentada), Building Information Modeling (BIM) e Facility Management (FM). Participou do I Women in Construction Workshop na University of Central Florida, venceu o prêmio Inovação Acadêmica 2018, pela Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC) e foi professora visitante do Karlsruhe Institute of Technology (KIT), em missão de trabalho na Alemanha em 2019.

Dra. Carla Flor

Carla Flor

Doutora e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (EGC-UFSC). Possui graduação em Design (UFSC). Faz parte dos Grupos de Estudos Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e Criação de perfumes de informação para auxiliar a navegabilidade em ambientes virtuais acessíveis a surdos, cujos temas estão relacionados com as áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Interfaces gráficas, Acessibilidade Web e Surdez. Atualmente compõe a equipe de editoração da EdUFSC. Atuou como webdesigner e docente na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e como designer no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC).

Dra. Lucila Perez

Lucila Perez

PhD em Administração de Empresas pela University of Quebec em Montreal, MBA pela Western Illinois University e mestre em Novas Tecnologias em Educação pela Universidad de Malaga. Ela é Diretora de Pós-Graduação da Universidad Casa Grande em Guayaquil, Equador. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a aprendizagem personalizada em ambientes digitais, aprendizagem baseada em jogos digitais, aprendizagem baseada em projetos e problemas e aprendizagem baseada em competências.

Maria do Carmo Duarte Freitas

Graduada em Engenharia Civil, mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016). É professor associado IV atua na graduação em Gestão da Informação, vice coordenadora do PPG em Gestão da Informação e atua no PPG Engenharia da Construção Civil. Pesquisa sobre tecnologias inovativas para educação, formação baseada em competência, avaliação mediada por rubricas entre outros temas. 

Luto por uma Universidade Pública e Gratuita! Pois, a educação mudou a minha história de vida. Acredito que possa mudar a vida de outros brasileiros também!

Roberto Pacheco

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e pesquisador instituidor do Instituto Stela, Prof Pacheco atua nas áreas de coprodução de commons digitais, governança e transformação digital baseada em conhecimento. Coordenou projetos como a Plataforma
Lattes (CNPq), Plataforma SINAES (MEC/INEP), Portal Inovação (MCTIC) e atualmente coordena o projeto de definição dos padrões de dados regionais de CTI, na rede CONECTI Brasil, sob coordenação de CAPES e CONFAP.

Ana Margarida Almeida

Ana Margarida Almeida é doutorada em “Ciências e Tecnologias da Comunicação” e formada em “Novas Tecnologias da Comunicação” pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, lecionando nos cursos de “Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, “Mestrado em Comunicação Multimédia”, Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais” e “Programa Doutoral em Multimédia em Educação”. Os seus interesses de investigação situam-se nas áreas da Comunicação e Saúde, Acessibilidade e Inclusão Digital, e Metodologias de Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Multimédia.

Daniel Cebrián Robles

Doutorado Duplo em Inovação e Pesquisa Educacional 2015 e Engenharia Industrial em Energias Marinhas Renováveis ​​2014. Professor Substituto Interino do Departamento de Didática das Ciências Experimentais da Universidade de Málaga. As principais linhas de pesquisa são a argumentação científica e o uso de tecnologias no ensino de ciências. Ele também é administrador do portal de ferramentas federadas e servidores, ao mesmo tempo que desenvolvedor web e criador de ferramentas como corubric e coannotation.

Tarcisio Vanzin

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina e Engenharia, pela UCS- Universidade de Caxias do Sul. Tem Mestrado e Doutorado em Engenharia Produção pela UFSC, onde ingressou em 1975. Atualmente, como professor do
corpo permanente do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC) coordena o LAMID- Laboratório de Mídias Digitais onde orienta pesquisas interdisciplinares de mestrado e doutorado em Tecnologias de Compartilhamento de Conhecimento, especialmente nas áreas de Acessibilidade digital para pessoas surdas e cegas, Comunidades de Prática, Cognição Situada, Narrativas midiáticas, Infografias, design de
hipermídia e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support