Convidados

Fábio José Parreira

Doutor Inteligência Artificial e Informática de Sinais Biomédico pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Professor Associado II, em Dedicação Exclusiva, no curso de Sistema de Informação (presencial) e Licenciatura em Computação (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UNITRI (1999). Mestrado em Processamento Digital de Imagens pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Pós-doutorando (2019) no Laboratório de Mídias e Inclusão Social (LAMID), atuando em acessibilidade digital e Inteligência Artificial, pela UFSC. Atua na área de Ciência da Computação com enfoque em pesquisas interdisciplinares em Inteligência Artificial, Informática aplicada à saúde e Tecnologia Educacional. Desenvolve pesquisa em Acessibilidade Digital, Jogo Educacional Digital e Reconhecimento de Padrões. Tais pesquisas são desenvolvidas em dois grupos, em que o professor é líder, o DIRTA – UFSM (Desenvolvimento e Inovação em Reabilitação e Tecnologia Assistiva Digital) e o IATE-UFSM (Inteligência Artificial & Tecnologia Educacional)

Felipe Londoño

Doutor em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica of Catalunya, graduado em Arguitetura pela UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA MANIZALES.
Linhas de investigação: Imagem do ambiente, Ambientes virtuais, desenvolvimento de material didático interativo, Media Lab, cenários digitais, criação de videogame como estratégia para a aprendizagem de competências cidadãs.
Vencedor dos  Concursos Nacionais: Cartaz, Seminário Internacional Mito ou Realidade do Livro, Colcultura, CERLALC, ASEUC – 1992; Global Image Red Colômbia, Colômbia Rede de Promotores Culturais – 1992 e Concurso Latino-Americano: Design de Imagem Corporativa, Rede, Rede Latino-Americana de Produtores Independentes de Arte Contemporânea – 1991.
Menção Honrosa IX CLEFA, Universidade de Morón – Buenos Aires – Argentina – 1985. Menção Honrosa Concurso Latino-Americano de Arquitetura em Madeira, Cartagena Agreement – JUNAC – Lima-Peru – 1987.
Menção especial pelo programa CENÁRIOS DIGITAIS. Concurso de experiências significativas em educação artística, cultural e de cidadania. AECID, OEI, Ministério da Cultura da Colômbia – janeiro de 2009.

Lucia Santaella

Doutora em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-
maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009, na Universidade de Évora em 2010, na Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, 2014 e na Universidade Michoacana de San Hidalgo, México, 2015. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios.Tem 50
livros publicados. Organizou também a edição de 20 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

Wagner Bandeira

Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, mestre em Design pela PUC.RJ e graduado em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás. Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG), integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) onde coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas (InMídias). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

Ana Luiza Akagawa Parente

Designer e cofundadora da Querida Ansiedade (@queridaansiedade.com.br), aplicativo com mais de um milhão e meio de downloads que busca conscientizar a sociedade de que a ansiedade pode ser um alerta para a busca de uma vida mais autêntica. Cursou Design e Gestão de Negócios, Participou do programa de Pré-aceleração de Startups do Sebrae garantindo o primeiro lugar e também é mentora em maratonas de inovação. Há 15 anos atua em todos os desdobramentos do design e hoje dedica-se ao estudo de tudo que envolva seres vivos, emoções, alquimia e tecnologias com o objetivo de promover maior qualidade de vida das pessoas.

Ana Paula Bandeira

Pesquisadora na área de acessibilidade, inclusão e a construção do imaginário da pessoa com deficiência em sua ação performática ciborguiana.
Doutoranda em Performances Culturais na UFG, Mestra em Arte e Cultura Visual pela UFG, Especialista em Publicidade e Audiovisual e Graduada em design de comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente coordena o departamento de produção do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede – CIAR-UFG e é Professora da PUC/Goiás – Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Curso de Design e de Jornalismo. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos (impresso, audiovisual e multimídia) para Educação a Distância, gestão de projetos.
#cinahpa19 #ufg #goiânia #goias #congresso #ufsc #ppgegc #lamid #medialab #ambienteshipermídia #aprendizagem #cinahpa2019

Flávio del Lima

Mestre em Cultura Visual. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduado em Artes Visuais – Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (2008).
Atua como professor em graduações e MBAs nas áreas de Design, Marketing, Branding e User Experience e ainda como consultor a frente da Superlativa Comunicação Estratégica.

Márcio da Rocha

Ph.D em MediaArts, Design e Tecnologia pela Universidade de Plymouth no Reino Unido, pelo programa Transtechnology Research Group, Mestre pelo Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pela Pontifice Universidade Católica de Goiás – PUC-GO e Bacharel em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais – FAV, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Foi professor Convidado pela Universidade de Plymouth (Reino Unido) no curso de MediaArts (2010-2013), Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG na Faculdade de Artes Visuais, no Bacharelado em Design Gráfico, Membro Pesquisador e Professor no Curso a Distancia em Inovação em Mídias interativas do MediaLab. Membro Pesquisador do Transtechnology Research Group (Reino Unido) e Editor Associado do Transtechnology Open Acess Papers. Atua e tem experiência nas seguintes áreas e disciplinas: Mídias interativas. Interação Humano Computador, Design de interação, Design de Interface, Design da Experiência do Usuário e Usabilidade. Atua também nas Áreas de Design Gráfico com especialização no desenvolvimento de Sistemas de Identidades Visuais e Branding, possui larga experiência em Gestão de design, Design Editorial e Produção gráfica. Atuou por mais de 12 anos na indústria de design tendo como clientes empresas como: Nike, Levis Jeans, Banco Real, Banco Bradesco, Natura, Integral Medica, Rossi Construtora, entre outras empresas. Mais recentemente, em seu processo de Doutoramento (2010-2014), se especializou em uma abordagem transdisciplinar para o desenvolvimento de interação Humano Computador e Interação homem-maquina, utilizando modelos mentais, filosofia da mente, cognição incorporada, inteligência artificial, mitologia, maquinas antigas e automatons usando arqueologia de media (media archeology), assim como artes performaticas (Performative Arts) utilizando teatro de bonecos e ventriloquos (Puppetry e Ventriloquism) como modelo cibernetico para o desenvolvimento de interação humano computador. (Puppetry e Ventriloquism). Desenvolve trabalhos e pesquisas com especial enfase nas seguintes disciplinas: Arquelogia da Media (Media Arqueology), Cibernetica, Inteligencia Artificial, Ciencias Cognitivas, Ciencias da Computação, Psicologia Cognitiva, Modelos Mentais, Filosofia da Mente, Cognição incorporada (Embodied Cognition), design de interação e interfaces, Externalismo, Artes, Performance (performative Arts) numa aproximação transversal e transdisciplinar.

Vania Ribas Ulbricht

Doutora em Engenharia de Produção/UFSC; Mestre em Engenharia de Produção/UFSC; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática/UFSC; Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professora voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC. Foi professor visitante da Universidade Federal do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em design. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional: ensino-aprendizagem, hipermídia, acessibilidade, design de hipermídia, representação gráfica e geometria descritiva. Foi bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora/CNPq de 2009 a 2013. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos, aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq – TECNOLOGIA ASSISTIVA / B – Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A, para o período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Verônica Sauthier

Designer gráfica por formação, ilustradora por paixão e UX Designer por livre e espontânea pressão. Possui graduação pelo SENAC GO e pós graduação em Design de Interação pelo Instituto de Gestão Tecnologia e Informação (IGTI). Participa da liderança da Associação de Design de Interação de Goiânia (IxDA) e já trabalhou em vários projetos de Identidade Visual e UX/UI pelo Brasil e mundo afora. Tem 7 projetos premiados pela Associação de Design Gráfico (ADG) e um pela Associação Brasileira de Franchising + RDI. Participou de exposições de ilustração. Atualmente é a sua própria CEO na empresa que gerencia. vesauth@gmail.com


Amilton Rogério Santos de Araújo

Tecnólogo em Internet e Redes de Computadores pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialização em Redes de Computadores e Segurança de Sistemas pela Universidade Federal de Goiás cujo tema foi Sistemas de Detecção de Intrusão.
Atualmente é Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação, Administração de Redes e Servidores Unix/Linux.

Cecília Henriques 

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na linha de pesquisa em Acessibilidade e Mídia e Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Pedagoga (UFSM), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação (UFSM) e Mestre em Educação (PPGE/UFSM). Pesquisadora em experiência do usuário e acessibilidade. Atualmente trabalha com formação de pesquisadores em experiência do usuário, UX research, acessibilidade e educação corporativa. (Reference Minds Pesquisa e Educação Corporativa)

Cláudio Aleixo

Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, graduado em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela mesma instituição de ensino superior, possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Especialização em Docência Universitária, ambas pela PUC Goiás.
Atualmente é Coordenador do curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência de mercado e ensino na área de Artes, Design e Comunicação, com foco em Arte e Cultura Visual, Teoria da Imagem, Direção de Arte, Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing e Artes Gráficas. Na atualidade dedica suas pesquisas ao campo do Design Gráfico, com ênfase na Cibercultura, Design Digital, Design de Embalagens, Branding, Narrativa Gráfica nas Histórias em Quadrinhos, no Design de Ilustração e na narrativa Interativa de audiovisuais, Design de Animação Tradicional 2D e Animação Interativa para meios digitais.

Fábio Lopes de Oliveira

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIP. Especialista em Informática da Educação e Tutoria em Educação a Distância pela FAVENI. Especialização em andamento em Educação e Tecnologias – Produção e Uso de Tecnologias pela UFSCAR. Atua como suporte técnico do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle em cursos a distância da UFG e na Equipe Pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.

Kamila Vieira

Especialista em Inovação em Mídias Interativas pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Informática (UFG). Atuando como suporte técnico em cursos a distância da UFG e na Equipe Pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.

Lilian Ucker Perotto

Doutora em Arte e Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha). Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais (UFG). Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (UFSM). Foi bolsista e membro do grupo de inovação docente Indaga’t da Universidade de Barcelona. Atua desde 2009 no curso de Licenciatura em Artes Visuais (modalidade a distância) da FAV/UFG nas funções de coordenadora de curso, pesquisadora e formadora. É coordenadora da equipe pedagógica do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG). Tem interesse nas discussões que envolvem a formação e aprendizagem colaborativa em rede, educação híbrida e plataformas digitais de aprendizagem.

Renan Binda

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na linha de pesquisa em Acessibilidade Digital e Interatividade (PPGEGC/UFSC). Possui graduação em Design (PGEGR/UFSC), especialização em Design Experiencial/UX (PPGEGR/UFSC) e mestrado em Mídia e Conhecimento (PPGEGC/UFSC) com foco nos processos interativos e visualização do conhecimento. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de gestão de marcas, desenvolvimento de interfaces digitais, produção gráfica e audiovisual para educação a distância e webTV. Atualmente desenvolve produtos interativos, gamificados e acessíveis a partir de pesquisas sobre Conhecimento Inclusivo, Visualização Interativa e Narrativas. (Leful Design House)