Comitê de Organização

Vania Ribas Ulbricht

Doutora em Engenharia de Produção/UFSC; Mestre em Engenharia de Produção/UFSC; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática/UFSC; Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professora voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC. Foi professor visitante da Universidade Federal do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em design. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional: ensino-aprendizagem, hipermídia, acessibilidade, design de hipermídia, representação gráfica e geometria descritiva. Foi bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora/CNPq de 2009 a 2013. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos, aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq – TECNOLOGIA ASSISTIVA / B – Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A, para o período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Ravi Passos

Doutor em Design pela Universidade de Aveiro – UA, mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM, especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília – UnB e bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela UnB. É Professor no curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás – UFG e pesquisador associado ao Media Lab / UFG. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: interface interativa, projeto gráfico, identidade visual e metodologia de projeto.

Fábio José Parreira

Professor Associado, em Dedicação Exclusiva, no curso de Sistema de Informação (presencial) e Licenciatura em Computação (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UNITRI (1999). Mestrado em Processamento Digital de Imagens pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutorado em Inteligência Artificial e Informática de Sinais Biomédico pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Pós-doutorando (2019) no Laboratório de Mídias e Inclusão Social (LAMID) pela UFSC. Atua na área de Ciência da Computação com enfoque em pesquisas interdisciplinares em Inteligência Computacional, Informática aplicada à saúde e Tecnologia Educacional. Desenvolve pesquisa em Acessibilidade Digital, Jogo Educacional Digital e Acessibilidade Digital.

Flávio Gomes de Oliveira

Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Cultura Visual pelo programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, cursou especialização em Arte Contemporânea e possui graduação em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela UFG. Foi coordenador de produção Audiovisual no CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG), foi professor da Faculdade Araguaia entre 2003 e 2016 e também foi professor efetivo do Curso de Design da PUC Goiás entre 2004 e 2016 onde atuou como Coordenador geral do Curso entre os anos de 2011 e 2014. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Goiás, campus Cidade de Goiás onde coordenou o curso de Licenciatura em Artes Visuais entre os anos de 2016 e 2018. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na modalidade Melhor Curta Metragem de Animação em 2017 com o filme Vida de Boneco. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, animação, stop-motion, cinema, web e ilustração.

Docentes Colaboradores

Cláudio Aleixo

Doutor em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais – UFG. Mestre em Cultura Visual pela mesma Instituição de Ensino Superior / UFG. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – Goiás. Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC Goiás. Graduado em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela UFG. Atualmente é professor do curso de Design Gráfico da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência na área de artes e comunicação, com ênfase em História da Arte, Semiótica e Teoria da Imagem, Direção de Arte, Animação 2D e Artes Gráficas, atuando nas seguintes áreas: Design Gráfico, Webdesign, Planejamento de Comunicação Digital, Webpublicidade, elaboração de projeto gráfico-editorial, diagramação, Ilustração, Programação Visual, identidade visual corporativa, animação tradicional 2D e interativa para meios digitais

Cleomar Rocha

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília, graduado em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Media Lab / UFG, o Observatório de Economia Criativa de Goiás e do Núcleo de Tecnologias Assistivas da UFG. É pesquisador visitante na UFRJ, onde supervisiona pesquisas de pós-doutorado e na Universidade de Caldas, na Colômbia, com orientação de doutorado. Tem projetos financiados pela FINEP, MDIC, MCTI, CAPES, CNPq, MinC e FAPEG. É coordenador executivo do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual e Games de Goiânia. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Tecnológica, Design de Interfaces e Mídias Interativas.

Márcio Rocha

Ph.D em Media Arts, Design e Tecnologia pela Universidade de Plymouth no Reino Unido, Mestre pelo Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO e Bacharel em Artes Visuais com Habilitação em Design Gráfico pela Faculdade de Artes Visuais – FAV, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG na Faculdade de Artes Visuais, no Bacharelado em Design Gráfico, onde também coordena o Curso de Design Gráfico, Membro Pesquisador e Professor no Curso a Distancia em Inovação em Mídias interativas do Media Lab. Membro Pesquisador do Transtechnology Research Group (Reino Unido) e Editor Associado do Transtechnology Open Acess Papers. Atua e tem experiência nas seguintes áreas e disciplinas: Mídias interativas. Interação Humano Computador, Design de interação, Design de Interface, Design da Experiência do Usuário e Usabilidade. Atua também nas areas de Design Gráfico com especialização no desenvolvimento de Sistemas de Identidades Visuais e Branding, possui experiência em Gestão de design, Design Editorial e Produção gráfica. Desenvolve trabalhos e pesquisas com especial ênfase nas seguintes disciplinas: Arqueologia da Media (Media Arqueology), Cibernética, Inteligência Artificial, Ciências Cognitivas, Ciências da Computação, Psicologia Cognitiva, Modelos Mentais, Filosofia da Mente, Cognição incorporada (Embodied Cognition), design de interação e interfaces, Externalismo, Artes, Performance (performative Arts) numa aproximação transversal e transdisciplinar.

Wagner Bandeira

Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, mestre em Design pela PUC.RJ e graduado em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás. Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG), integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) onde coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas (InMídias). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

Discentes Colaboradores

Ana Dayanne da Silva Farias

Graduanda do curso de Design Gráfico/UFG, Estagiário do Media lab.

Divino Gonçalves da Cruz

Graduando do curso de Design Gráfico/UFG, Estagiário do Media lab.

Guilherme Henrique Narciso Alves

Bacharel em Comunicação Social e Graduando do curso de Design Gráfico/UFG, colaborador do Media lab.

Jhonatas Bruno de Jesus Souza

Graduando do curso de Design Gráfico/UFG, Estagiário do Media lab.

Marcelo Lucas Ávila de Brito

Graduando do curso de Design Gráfico/UFG, Bolsista do Media lab