Comitê Científico

Vânia Ulbricht

Doutora em Engenharia de Produção/UFSC; Mestre em Engenharia de Produção/UFSC; Graduada em Licenciatura Plena em Matemática/UFSC; Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professora voluntária na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/EGC. Foi professor visitante da Universidade Federal do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em design; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional: ensino-aprendizagem, hipermídia, acessibilidade, design de hipermídia, representação gráfica e geometria descritiva. Foi bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora/CNPq de 2009 a 2013. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos, aprovado pelo CNPq através da CHAMADA Nº 84/2013 MCTI- SECIS/CNPq – TECNOLOGIA ASSISTIVA / B – Núcleos Emergentes É bolsista do CNPq na modalidade DTI-A, para o período de 01/01/2014 a 31/12/2015. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Ana Lucia Zandomeneghi

Professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BCT, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Profa. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Doutora em Mídia e Conhecimento (2005). Mestre em Ergonomia (1998), ambos na Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em PSICOLOGIA (Licenciatura e Formação) pela Faculdade de Filosofia do Recife (1988). Trabalhou na Faculdade Barddal , ministrando disciplinas nos cursos de graduação de sistema de Informação, Ciências Contábeis e Design. Professora conteudista e Tutora na Unisul Virtual (Universidade do sul de Santa Catarina). No curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais. Como docente ministrou as disciplinas: Psicologia Organizacional, Psicologia do consumidor, Comportamento Organizacional, Sociologia Organizacional, Filosofia, Metodologia Científica, Relações Humanas, Criatividade e Sistemas Hipermídia. Linhas de pesquisa que atua: Ambientes Virtuais de aprendizagem, Inteligências Múltiplas, Hipermídia Adaptativa, Criatividade e acessibilidade para web, Reintegração e Responsabilidade social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica na comunidade. Autora dos livros: Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil (2009); Criatividade & Conhecimento (org) (2010); Comportamento empresarial em Negócios Internacionais (2011); Inclusão Digital (2013), Bem como vários artigos em congressos nacionais e internacionais.

Ana Margarida Pisco Almeida

Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro (UA), é licenciada em Novas Tecnologias de Comunicação e Doutorada em Ciências da Comunicação e Tecnologias (UA, Portugal). Leciona nos seguintes cursos de graduação, pós-graduação e doutoramento, oferecidos pelo Departamento de Comunicação e Arte da UA: Licenciatura em Novas Tecnologias de Comunicação, Mestrado em Comunicação Multimédia, Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e Programa Doutoral em Multimédia na Educação. Foi Vice-Diretora (2006-2010) e Diretora (2010-2013) da Lic. em Novas Tecnologias da Comunicação e é atualmente membro do Conselho Científico do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. É atualmente membro do Conselho Executivo e Vice-Coordenadora do DigiMedia (Centro de Investigação em Média Digitais), coordenando a área “Knowledge Media in Connected Communities” e o grupo de Investigação “eHealth & Wellbeing”. Tem vindo a desenvolver atividades de investigação relacionadas com “comunicação e saúde”, “e-health”, “acessibilidade e inclusão digital”, “Produção Multimédia para Públicos Específicos” e “Metodologias de projeto multimédia”. Foi orientadora de 16 doutoramentos e 30 mestrados concluídos.Em 2016 fez um estudo de pós-doutoramento na Faculdade de Medicina (Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental) da Universidade do Porto, tendo investigado o potencial da utilização dos meios digitais na promoção da comunicação médico-paciente na área dos sintomas depressivos. É revisora ​​de vários periódicos e eventos científicos, participando ativamente nas suas Comissões Científicas e Organizadoras. Autora/co-autora de mais de 100 publicações científicas, tem vindo a estar envolvida em projetos nacionais e internacionais que exploram o potencial dos meios digitais nos processos de comunicação, inclusão e promoção da saúde e bem-estar.

Berenice Santos Gonçalves

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica [Mestrado] e no Doutorado em Design. Desenvolve pesquisas nas linhas de Hipermídia e mídia a partir dos seguintes eixos: Hipermídia para Aprendizagem; Interfaces e interação e Design Editorial no contexto das tecnologias digitais. É membro do grupo de pesquisa do CNPq & Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem.

Fábio José Parreira

Professor Associado, em Dedicação Exclusiva, no curso de Sistema de Informação (presencial) e Licenciatura em Computação (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UNITRI (1999). Mestrado em Processamento Digital de Imagens pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutorado em Inteligência Artificial e Informática de Sinais Biomédico pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Pós-doutorando (2019) no Laboratório de Mídias e Inclusão Social (LAMID) pela UFSC. Atua na área de Ciência da Computação com enfoque em pesquisas interdisciplinares em Inteligência Computacional, Informática aplicada à saúde e Tecnologia Educacional. Desenvolve pesquisa em Acessibilidade Digital, Jogo Educacional Digital e Reconhecimento de Padrões.

Gilson Braviano

É Licenciado em Matemática e Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier (Grenoble-França). É professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, atuando no Mestrado e Doutorado em Design. Integrou, por cinco anos, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Suas áreas de interesse envolvem os Métodos de Representação, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Estatística. É tutor do grupo PET Conexões de Saberes da UFSC, preside a ABEG – Associação Brasileira de Expressão Gráfica e integra, no INEP/MEC, o Banco de Avaliadores das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

João Vianney

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Sociologia Política (UFSC); Especialista em Psicologia da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia e Jornalista profissional. Implantou e coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC (LED-UFSC), de 1995 a 2000; Implantou e dirigiu o campus Unisul Virtual, de 2001 a 2009; Exerceu a Direção de Educação a Distância do IESB, em 2010; Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESU), e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, de 1999 a 2009; Coordenador para a região do Brasil da Rede Interamericana de Formação em Educação a Distância e Telemática (RIFET), da Organização Universitária Interamericana (OUI), de 2003 a 2008; Membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Diretor do Blog do Enem, desde 2013 e atual.  Membro do corpo de consultores da Hoper Educação, de 2011 e atual.

Lídia De Jesus Oliveira Loureiro Da Silva

Graduada Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990), Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Universidades de Valenciennes/França e Mons/Bélgica (1995) e doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2002) onde é professora com agregação, no Departamento de Comunicação e Arte. Investigadora e Coordenadora Científica do Polo de Aveiro do CETAC.MEDIA Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação. Realizou o seu Pós-Doutoramento no CES – Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado da Universidade de Coimbra (2009) e defendeu as suas Provas de Agregação na Universidade de Aveiro (2010). Dedica-se a investigar as implicações das tecnologias da informação e da comunicação em rede nas rotinas cognitivas e sociais dos indivíduos, dos grupos e das organizações, estando a sua investigação situada nos estudos de Cibercultura. Leciona na graduação em Novas Tecnologias da Comunicação, no mestrado em Comunicação Multimídia, no Mestrado em Promoção da Leitora e Bibliotecas Escolares (do qual é Vice-Diretora) e no Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e, ainda, no Doutorado em Multimídia e Educação.

María Noel Míguez Passada

Posdoctora en Prácticas y Representaciones Políticas (Universidad París 7, Francia), Doctora en Ciencias Sociales (UBA, Argentina), Magister en Servicio Social (UFRJ, Brasil), Licenciada en Trabajo Social (UdelaR, Uruguay). Docente/Investigadora del Departamento de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la República. Coordinadora del Grupo de Estudios sobre Discapacidad (GEDIS) de la Facultad de Ciencias Sociales, UdelaR. Autora de diversas publicaciones a nivel nacional e internacional. Nivel I del Sistema Nacional de Investigadores.

Marília Matos Gonçalves

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística (Desenho) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Bacharel em Design – habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, design, design gráfico, acessibilidade e moda. Atua nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e LOGO – Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.

Ravi Passos

Doutor em Design pela Universidade Aveiro; Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília; Bacharel em Desenho Industria, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília. Docente nos cursos de Bacharelado em Design Gráfico e pós-graduações lato sensu relacionadas ao design, na Universidade Federal de Goiás. Atua na pesquisas e desenvolvimentos em design, com ênfase em design da informação, voltados à interface digital, interação, programação visual, identidade e metodologia de projeto, entre outros. Tem interesses no enfoque da criação experimental, na conscientização de processos e na facilitação social direcionada à diversidade e ao suporte a grupos em vulnerabilidade. 

Rosane de Fátima Antunes Obregon

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC, Especialista em Magistério Superior/UniCEUMA, Pedagoga, Profa. Adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BCT/UFMA, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias para Educação/LITE, Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design/PPGDg/UFMA. Coordenadora do projeto: Gamificação: Estratégias inovadoras para processos de aprendizagem, aprovado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/FAPEMA; Líder do Grupo de Pesquisa Diretório CNPq: Pesquisa Interdisciplinar de Tecnologias para Educação; consultora ad hoc da FAPEMA e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília/IFB.

Tarcísio Vanzin

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Engenharia Op. Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1974), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina e ministra disciplinas e orienta alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (onde é professor colaborador) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (onde é professor permanente). Tem experiência profissional nas áreas de Projetos industriais, Avaliações, Projetos de Arquitetura e Construção Civil. Como docente atua nas disciplinas: Métodos de Representação, Geometria, Produção Hipermídia, Criatividade e Inovação, Teoria Geral de Sistemas, Sistemas Multimídia e Infografias, Cibercidades, Cibersociedade, Erros Humanos e História e Teoria da Mídia. Coordena o Projeto de Pesquisa WebGD Acessível, amparado pelos recursos do programa Capes AUX-PE-Proesp e outros projetos correlatos que tratam da inclusão de pessoas cegas e surdas por meio de Tecnologias Assistivas.  

Wagner Bandeira

Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, mestre em Design pela PUC.RJ e graduado em Desenho Industrial pela Esdi.UERJ. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás. Coordena a equipe de produção multimídia no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR.UFG), integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento de Mídias Interativas (Media Lab. UFG) onde coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas (InMídias). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, design de experiência do usuário, design editorial, design acessível, tipografia, design para EaD, identidade visual e semiótica.

Demais Membros

Daniel Cebrian Robles (Univ. Málaga/Espanha)
Lucila Perez (Univ. Casa Grande)
Carla Flor (Pearson ERPI Canadá)
Vilma Maria Villarouco Santos (UFC)
Maria do Carmo Duarte Freitas (UFP)
Carlos Henrique Berg (Sustentare)
Armando Cardoso Ribas, Dr
Doris Roncarelli (PPGEGC/UFSC)
José Leomar Todesco (PPGEGC/UFSC)
Gertrudes Aparecida Dandolini, Dra (PPGEGC/UFSC)
Lisandra de Andrade Dias, Dra (Design/UFSC)
Cláudia Regina Batista, Dra (Design/UFSC)
Richard Perassi Luiz de Souza, Dr (PPGEGC/UFSC)
Elisa Maria Pivetta, Dra (PPGEGC/UFSC)
Francisco Antônio Pereira Fialho, Dr (PPGEGC/UFSC e PPGDesign)
Romero Tori (USP)
Andrea Miranda (UFRA)
Martha Kaschny Borges (UDESC)
Fernando Álvaro Ostuni Gauther, Dr (PPGEGC/UFSC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support